sexta-feira, 26 de junho de 2009

O amor que se dá é o amor que se tem


ou a grande lição da vida é amar e receber amor em troca...

There was a boy
A very strange ad enchanted boy
A little shy and sad of eye
But very wise was he...

  • para Michael Jackson e tudo o que sua vida e morte me fizeram hoje sorrir, recordar e refletir...

sábado, 20 de junho de 2009

O lugar mais importante do mundo

Casas podem ter muitas formas diferentes - depende de onde você está no mundo - mas é inegável que elas têm muito mais que tijolos e cimento (ou madeira e lona, em alguns casos).

Já um lar é criado com materiais mais impalpáveis...


  • não importa se grande ou pequena, simples ou elaborada, econômica ou luxuosa. Casas devem ser o lugar no mundo onde seja possível encontrar a paz... 
  • there's no place in the world like home!


*





* a maravilhosa peça musical do comercial foi composta por ninguém menos do que Philip Glass... ** a Ikea é uma empresa sueca que foi fundada em 1943 por Ingvar Kampard, aos 17 anos .no início, Kampard vendia coisas pequenas, como canetas, carteiras, relógios e jóias, mas tudo a preços baixos. essa era sua idéia, vender barato. em 1943 passou a vender móveis em casa e pelos correios, até que abriu a primeira loja na Suécia. hHoje a IKEA tem 238 lojas em 34 países na Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália e em países do Oriente Médio. o nome da companhia é composto pelas primeiras letras de seu nome além das primeiras letras dos nomes da propriedade e da vila em que cresceu: Ingvar Kamprad Elmtaryd Agunnaryd.

sexta-feira, 5 de junho de 2009

Você ama, mas...

Não é o tempo inteiro que você ama quem você ama. Há intervalos, pausas, preguiças. Às vezes você passa um tempo sem amar quem você ama. Mas basta um perigo, uma doença, um assédio para você despertar para o seu amor, como de uma cochilada.

Nada a ver com desinteresse. Às vezes quem você ama faz alguma coisa que não é legal, que mexe com você, como uma palavra num tom errado, mas é coisa pequena, não vale a pena cobrar. Fica aquela preguiça, corpo mole. Beija, mas não é aquele beijo.

Outras vezes você acha que o seu amor falhou com você. Ou porque se esqueceu do seu aniversário, ou porque não ligou o dia inteiro, ou porque ligou o dia inteiro, ou porque passa tempo demais na internet, ou com fones nos ouvidos, desligado de você. Então você se permite um tempo para descansar um pouco do seu amor. Acha que está dando mais do que recebendo, e com isso tem deixado de fazer coisas, suas coisas. Aproveita o tempo para responder a e-mails acumulados, enviar fotos que ficou devendo, lavar o carro, copiar a chave perdida, levar o cão para um banho e tosa, pagar uma visita, levar aquele sapato para o conserto, talvez pedalar no parque. É gostoso esse tempo em que você não ama quem você ama, é quase como um fim de semana prolongado, sem viajar.

Tem horas em que você não se lembra de que está amando quem você ama, com tanta coisa para fazer disputando espaço na sua cabeça: trabalho, vestibular, currículo, entrevista, negócio, mãe, prestação vencida, filho, escola, compromissos, trânsito – e se distrai. Nessas horas você não está amando quem você ama. Não são falhas, são intervalos.

Chega um dia em que você precisa receber mais atenção de quem você ama, está carente, hipersensível, e não recebe. Em resposta, você dá uma recuada. Ou tem dia em que você está muito a fim e não coincide, e aí você recolhe a mão curiosa. Ou quer carinho e a mão não chega. Você vai para dentro da sua concha e deixa de amar quem você ama por um tempo variável de minutos a dias.

Pode acontecer uma vacilada. Não é que você não esteja mais amando quem você ama, é só um vacilo. Por exemplo, encontra casualmente uma paquera dos tempos de faculdade, ou uma paixão do colégio, aquela coisa que não chegou a ser, e alonga a conversa, fica testando se a outra parte desencanou total como você ou se guardou alguma coisa, é mais vaidade do que curiosidade, você fica tentando captar algum sinal, nem sabe se teria coragem, e nada acontece, e se despedem, e você passa uns dias com aquela imagem voltando... – e nos momentos dessa inquietação nostálgica você não está se lembrando de que ama mesmo é quem você ama.

Chuva, quando se está só, também deixa a gente precisando. Em caso de viagem, chega a doer, e você percebe que é saudade de abraço, da coisa física que é o abraço, impessoal de tão abraço. Nesse momento animal você nem está amando quem você ama, aquela coisa é só você, solidão.
É exaustivo manter a corda do amor esticada o tempo todo, e você descansa o braço para relaxar. Não é desamor, é uma pausa para beber água – mas já pensou se aquela bandida ou aquele bandido passa numa hora frágil dessas? São coisas que acontecem ao longo de um amor, e o momento passa sem bandidos, que apenas riscam a paisagem e somem como pássaros.

Quando você dorme, você não ama. É o melhor descanso. E quando sonha, então? Pode até permitir carícias de fantasmas, mas não é você que está ali, é tudo uma fantasia da qual quem ama retorna sem culpa.

Não é sempre que você ama quem você ama, mas, quando se dá conta, já passou uma vida inteira amando quem você ama.
  • Com o Dia dos Namorados batendo à porta, fiquei assim meio on mood com o excelente testo do Ivan Angelo, que saiu na Revista Veja São Paulo de hoje, 05/06 (mas que vem datada como 10.06.2009)

  • Você pode pensar que meu coração é de pedra, ou que, simplesmente murchou, mas a verdade é que vejo nosso amor em qualquer lugar... na praia, na fazenda, ou numa caminha de sapê, ma beibe.




* fotos do meu arquivo amoroso