quarta-feira, 24 de novembro de 2010

O último No limite (ou the next Survivor Show)

Seis homens casados irão para uma cidade cenográfica com um carro e dois filhos, cada um, durante seis semanas.

As crianças são obrigadas a estudar e terão aulas em escolas normais, de acordo com sua idade, devendo, ainda, praticar um esporte e ter aulas de música ou dança extra-escola.

Na ilha não haverá lanchonetes, pizzarias ou comida congelada.

Cada homem deve cuidar sozinho de seus dois filhos, manter a casa limpa, ajudar as crianças nas tarefas de escola, cozinhar, lavar roupa e pagar as contas da casa, da alimentação e das crianças - detalhe, o dinheiro sempre será insuficiente. Mas, nunca, sob pena de eliminação, deve deixar faltar alimento para seus filhos.

Cada homem deve se lembrar dos aniversários de todos os seus amigos e parentes e enviar cartões, e-mails ou dar telefonemas para cumprimentá-los. Cada homem, durante as seis semanas do programa deve levar cada um de seus filhos, igualmente, para uma consulta médica, uma visita ao dentista e para cortar o cabelo. Também deve fazer uma visita não programada por criança ao Pronto Atendimento Médico. O pai também deve preparar um bolo ou um salgado para uma função social ou escolar.

Cada homem será responsável por organizar e decorar seu próprio lar, plantar e cuidar de flores a e mantê-lo apresentável em todos os momentos.

Os homens só terão acesso à televisão após as crianças terem adormecido e todas as tarefas diárias estarem realizadas.

Os participantes devem depilar pernas, axilas e virilhas, usar maquiagem diariamente, adornar-se com jóias, usar sapatos desconfortáveis e mesmo assim, manterem-se elegantes, manter as unhas e sobrancelhas sempre polidas e aparadas.

Durante uma das seis semanas, os homens terão de suportar cólicas abdominais, dores nas pernas e eventualmente nas costas, além de extremas oscilações de humor inexplicáveis, sem nunca reclamarem ou desacelerarem de suas funções.

Devem participar de reuniões da escola, igreja e encontrar tempo para, pelo menos uma vez, passar a tarde no parque com as crianças ou uma configuração similar.

Todas as noites terão que ler um livro e depois rezar com os filhos. Pela manhã - antes das 7h - cada pai deve alimentar, vestir, pentear os cabelos e incentivar a escovação dental de cada filho.

Um teste será realizado ao final das seis semanas onde cada pai será obrigado a saber todas estas informações: o aniversário de cada criança, peso, altura, tamanho do sapato, tamanho de roupa e nome do médico. Também o peso da criança ao nascer, sua altura e detalhes do trabalho de parto, além da cor favorita de cada criança, nome do meio, comida predileta, música favorita, bebida preferida, brinquedo preferido, seus medos e o que querem ser quando crescerem.

Os votos de cada pai serão dados pelas crianças e pelos sogras com base no seu desempenho em cada atividade relatada acima.

O último homem a restar na ilha só ganhará se... ainda tiver energia suficiente para relacionar-se sexualmente com sua esposa, sem prévio aviso.

Se o último homem resistir, poderá jogar mais e mais pelos próximos 25 anos e assim ganhará o direito de ser chamado de Mãe!

    Quem topa este reality show?

terça-feira, 23 de novembro de 2010

o que venho buscando está alem dos deuses

Segue o teu destino, rega as tuas plantas, ama as tuas rosas.

O resto é a sombra de árvores alheias.

A realidade sempre é mais ou menos do que nós queremos. Só nós somos sempre iguais a nós-próprios.

Suave é viver só. Grande e nobre é sempre viver simplesmente. Deixa a dor nas aras, como ex-voto aos deuses.
Vê de longe a vida. Nunca a interrogues. Ela nada pode dizer-te. A resposta está além dos deuses.

Mas serenamente imita o Olimpo no teu coração. Os deuses são deuses porque não se pensam.


* (Ricardo Reis, Segue o teu destino, 1916).

* Dedicado a Fábio T. "Nunca eu tivera querido dizer palavra tão louca. Bateu-me um vento na boca e depois no teu ouvido" .

domingo, 21 de novembro de 2010

Olhe nos meus olhos!

  • Estou passeè com a "oscarizada" Marion Cotillard por ter aceito fazer um sketch humorístico com este teor.
  • E doublement passeè por piadinhas machistas ainda terem vez neste mundo
  • Não sei se rio ou choro...
  • Mas gostaria que você risse!

Da série Verdades Indissolúveis

"A beleza é passageira, mas feiúra é um bem que a gente tem pra vida inteira".*



* frase atribuída a Gabriel, o Pensador, que a inseriu no Rap do Feio

No meio da tarde, com meu filho T., 8


O tempo era curto: tínhamos que passar no barbeiro para cortar o topete de Justin Bieber, fazer a foto da identidade, pagar um sorvete (o preço cobrado por ele pelo corte de cabelo), deixá-lo em casa e voltar para o trabalho.

Passamos em frente à livraria e eu entrei, rapidinho, curiosa por um livro exibido na vitrine. Só deu para folhear o livro, ler duas frases e perguntar o preço à vendedora.

Enquanto cruzávamos a rua, bem no meio da avenida de duas pistas, ele solta:

- Mãe, aquela moça lá da livraria... ela é igual à minha amiga Isadora, do segundo ano, mãe. Muito parecidas...

- humm, sério, filho, que interessante...

- Mãe, acho que elas são ciclones!

E a moto por pouco não me atropela, rindo solto.

E aí, tudo bem?

Tá boa, querida?


Trabalhando muito?

E o maridão? Tá bom?

E as crianças?

O tempo passa rápido, não?

  • Por sorte que não é praxe por estas bandas perguntar sobre ''dindin"
  • ôôôôôôôôôôôôô...

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ciao, Bella!


Meus pais estão de férias na Itália. Mas não falam italiano. Para eles e para quem sempre sonhou em dominar a língua mais romântica do grupo latino (puá, alguem aí pensou no francês? Não né!?), ofereço neste espaço uma aulinha muito eficaz e rápida de italiano - sem palavras!



Mas se o gestuário ainda não for suficiente para pedir uma lazanha e uma taça de vinho na cantina, o vídeo abaixo oferece recursos mais avançados. Ou seja, se não conseguir falar italiano com as mãos, tente cantando...


... e se conseguir, não deixe de me avisar!


*achou que era um post "sério"? A imagem do Berlusconi lá em cima não entregou tudo?

Hoy hice arroz...


Arroz e feijão é o menu da maioria das segundas-feiras aqui no nosso "boteco home sweet home".
Mas, desde que vi estes anúncios argentinos para a marca alimentícia Mamá Luchetti, nunca mais nossa cozinha foi a mesma.
  • Aviso: assistir a este vídeo transforma qualquer cozinheiro em diva da disco music!

  • Moral da história: sempre que começo a preparar arroz, rola essa musiquinha na cozinha e claro (a melhor parte!) uma dancinha também.
  • Não sei se o arroz está mais gostoso, mas cozinhar ficou muito melhor!

  • Todos os comerciais de TVs da Mamá Luchetti são sensacionais - assiste, assiste - é de chorar de rir!
  • Este da Licuadora (liquidificador), por exemplo, vou ter que copiar aqui em casa. Preciso!


  • Como dizem los hermanos: buenisiiimoooooooo!
  • Ou, os portenhos, que abusam do prefixo re antes dos adjetivos: "eso es re-bueno!" Ou "re lol", em um espanhol mais globalizado. Mas o mais característico é o "re hija de puta la mama!" (todos comentários retirados do youtube, tá?)
  • De acordo com o idioma dos portenhos, o re é um sinônimo para tri, muito ou pacas, nossos advérbios de intensidade. Mais exemplos: Estoy re-contenta! Estoy re-flaca! (Estou tão contente! Estou super magra!)
  • Importante lembrar que o re é falado vibrando a língua, o que faz dos portenhos, assim como os franceses, os beduínos e os tuaregs, um povo de língua forte, se é que me entendem...
  • E já que o post virou um apanhado de curiosidades linguísticas acerca de nossos amados vizinhos sulamericanos, já leu como escrevem o som de sua risada? (priceless) jajajaja... jejejeje!

Hoje acordei


... com desejo das cores, aromas e da leveza da primavera.
  • Não é incrível ser tão suave e exuberante ao mesmo tempo?

  • O que me leva imediatamente ao título da incrível canção do mais incrível ainda Tom Waits, You can never hold back spring (que está na introdução do filme de 2007, O Tigre e a Neve, de Roberto Begnini):

  • Ok, o filme tem altos e baixos, mas é tão doce e possui cenas com tanta força poética que vale cada minuto investido.
  • A cena introdutória (reproduzida acima) é felliniana - uma ode ao surrealismo italiano - e além de Tom Waits (amo a expressão do Roberto quando se dá conta que é o Tom "em si" ao piano), o diretor presta homenagem a alguns de seus poetas de formação: Eugenio Montanale, Giuseppe Ungaretti, Jorge Luiz Borges e Marguerite Yourcenar.

  • E os votos de casamento da noiva? Merecem um espaço aqui:"Eu canto o seu nome, palavra que abre a porta do céu. Eu nunca vou te deixar, se os deuses quiserem assim. Quando você me beija, sinto o trotar dos cavalos do apocalipse. E se me deixo levar pela lembrança de seu corpo, sinto vertigem. Sua divindade masculina ascende ao céu. Você é lindo, primoroso. Você é como o girassol, feito de luz. Toda vez que seu olhar volta-se para cima, ilumina o céu. Meus amigos, aqui está a mais bela criatura criada pela Terra. Meu amor, chegou o momento, da minha garganta as palavras sobem às estrelas e como um cometa de ouro chegam a ti: Eu te amo. Quero fazer amor com você agora!"
  • Ao que o noivo responde: "Estes são os mais lindos versos que já ouvi em toda minha vida".

  • Pudera... So close your eyes/Open you heart/To one who's dreaming of you/You can never hold back spring.

sexta-feira, 12 de novembro de 2010

Today I'm feeling...

Exatamente desta forma...

a little bit old!
  • E antes que eu me esqueça. O vídeo me lembra que devo cumprimentar meu ex (em octagésimo terceiro grau, but... still the first), Wagner L., pelo casamento, no final deste mês.
  • Envelhecemos, os dois, mas parece que você ainda acredita que dá um bom caldo. Parabéns! Autoestima é tudo nessa vida...
  • E já que este espaço é meu mesmo, uma pergunta: Vai, finalmente, sair da casa da mamãe?

sábado, 6 de novembro de 2010

Da série (infindável): Absurdos da Vida Moderna


Caso passes por aqui, Fábio T.


... este post dedico a ti!

Aquarela


  • amo constatar que as pessoas encontraram na tecnologia novas possibilidades de contar velhas estórias e fazer parecer tão fresco e cheio de poesia
  • e por favor, não esqueça: - Passe adiante!

A beleza mais poderosa


"EMBORA os padrões tenham variado muito, a beleza tem sido valorizada em todas as épocas e todos os lugares. Sua avaliação pode ser altamente subjetiva e, ao mesmo tempo, há belezas universalmente reconhecidas.

É um capital simbólico importante não só, mas principalmente, para as mulheres. Ouvi um homem dizer que uma mulher muito bonita pode escolher o homem que quiser. Ele temia não ter cacife, isto é, capital simbólico suficiente para conquistá-la.

Há certo exagero nessa afirmação, mas de modo geral, ter beleza é ter algum poder. A beleza abre portas na vida amorosa e em certas profissões. Depois, é preciso agregar valores como competência e dedicação, para não desvalorizar o capital inicial.


Há atributos que não podem ser treinados em academia nem comprados em lojas de luxo

Dá para entender que as pessoas invistam tempo e dinheiro na aparência. E também a dor de quem não se julga bonito e teme ter menos chances de conquistar coisas significativas. A busca da beleza pode se tornar compulsiva e um fim em si mesma.

Mas a beleza não é feita só de traços físicos harmoniosos. Tratamentos estéticos ajudam, mas não garantem graça, charme, sensualidade, carisma e simpatia. Essas características, que dependem do nosso mundo mental, transformam um rosto mais ou menos bonitinho: o conjunto se torna atraente. O ressentimento torna a expressão sombria. A angústia fecha o semblante. A tristeza turva o olhar. O medo infantiliza, encolhe a postura. O ódio deixa os traços duros, enfeia a pessoa. Simpatia e vivacidade têm a ver com estar de bem com a vida. É essencial sentir que o mundo é acolhedor, que algo torce a nosso favor e que nossos sonhos são possíveis.


Carisma tem a ver com a crença de que os outros se interessam mesmo pelo que somos e pelo que temos a dizer. São graciosas as pessoas que habitam harmoniosamente seu corpo e se sentem bem na própria pele. Sensualidade depende das soluções encontradas desde a mais tenra infância para conflitos inconscientes envolvendo o prazer. Depende da convivência amigável entre o Eu, o desejo e o corpo. Esses atributos não podem ser treinados na academia nem comprados em lojas de luxo. Têm a ver com uma forma de viver criativa e com o cultivo de relações significativas. O resultado do equilíbrio emocional é uma autoestima suficiente. Não existem receitas, mas ir atrás disso não parece mais consistente e vantajoso do que cuidar só da aparência?"

  • Taí um um assunto interessante... só queria acreditar nele, um tiquito más...
  • Coloquei aqui para reforçar este desejo
  • ... e ilustrei com a über-poderosa Marilyn Monroe que, para mim, é o exemplo supremo que beleza em excesso nem sempre é uma benção. Pode ser uma maldição.
  • Coisas que essas mini-marilyns aqui embaixo nem sonham em saber...

* escrito por MARION MINERBO, psicanalista da Sociedade Brasileira de Psicanálise de São Paulo, na Folha de São Paulo.

Poesia pra ver


  • A canção do anúncio é "We're like Balloons"; Jade é a cantora;
  • Tudo produzido pela agência Saatchi & Saatchi, para a Telecom New Zealand.

* do update or die

Voltei!


(é que raramente desisto - não porque sou brasileira - mas porque a vida com desafios é sempre muito mais divertida!)