quarta-feira, 5 de junho de 2013

Fluidez

"Tudo se resume a não se apegar aos seus pensamentos e sentimentos.
Não significa parar de pensar ou sentir. Isso seria impossível. O que eu sugiro é a percepção de que os pensamentos e as emoções são apenas ideias e sensações fluindo por nós. Quando olhamos para o céu, observamos nuvens fluindo através dele - aproximando-se, distanciando-se ou se dissolvendo. Algumas parecem tomar a forma de animais, faces, objetos. Não há a mínima possibilidade de segurar ou agarrar-se a qualquer uma das formas, ou mesmo a qualquer uma das nuvens. Só nos é possível observá-las e vê-las flutuar. Nossas mentes são da mesma forma. Pense que elas são como um vasto céu claro. Nossos sentimentos, emoções e pensamentos são como nuvens. Eles flutuam, aproximando-se e tomando forma, para em seguida, afastarem-se. O segredo é não se apegar a eles. Somente quando nos apercebemos disto é que nos tornamos disponíveis para controlar mente e corpo, ao invés de sermos controlado por eles.  

Esta prática também sugere que não devemos tratar nossos pensamentos com seriedade excessiva e a rir deles (ou simplesmente ignorá-los) quando sentimos que não somos nós, mas nossos egos no controle. É assim que criamos a possibilidade de construção de nossa verdadeira liberdade e paz interior."

Bruce Lee


*









* hoje é o aniversário de uma amiga que fiz com este blog - através de Bruce Lee, de quem ela é fã. explico: foi por esta imagem que ela chegou até aqui e nos conhecemos. é em homenagem a ela, como uma espécie de presente, que este vídeo deu a pinta hoje por aqui. parabéns, Andréa!

** e eu, que nutria por Lee somente uma leve curiosidade, acabei por descobrir que temos, veja só, um ponto em comum: a paixão por exercícios abdominais - "a esposa de Lee, Linda Emery, afirma que o seu falecido marido era um fanático por treinos abdominais. em qualquer momento do dia podia ser visto realizando sit-ups, abdominais, movimentos de cadeira romanos, elevações de perna, e v-ups. Bruce acreditava que os músculos abdominais eram, dentro da estrutura muscular os mais importantes, pois todo movimento humano requer algum envolvimento abdominal". nossa semelhança, entretanto, acaba aqui, já que "de todas as partes do corpo que Bruce Lee desenvolveu, os seus músculos abdominais eram os mais espetaculares: sólidos como pedra ao toque, profundamente cortados e altamente definidos" [da wikipedia]. é por detalhes assim que se diferenciam os mitos dos muitos...  

2 comentários:

  1. Bruce Lee sempre, nas horas de aflição e euforia. Fluidez é a qualidade que quero deixar que se faça na minha vida. Foi um presente maravilhoso ver isso e receber isso de você no meu aniversário. Obrigada Luciene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e se pensarmos na nossa natureza primordial - quase 70% água, lembra? - a fluidez deveria ser uma qualidade natural para nós, seres humanos.

      Excluir