segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Hoje acordei


... com desejo das cores, aromas e da leveza da primavera.
  • Não é incrível ser tão suave e exuberante ao mesmo tempo?

  • O que me leva imediatamente ao título da incrível canção do mais incrível ainda Tom Waits, You can never hold back spring (que está na introdução do filme de 2007, O Tigre e a Neve, de Roberto Begnini):

  • Ok, o filme tem altos e baixos, mas é tão doce e possui cenas com tanta força poética que vale cada minuto investido.
  • A cena introdutória (reproduzida acima) é felliniana - uma ode ao surrealismo italiano - e além de Tom Waits (amo a expressão do Roberto quando se dá conta que é o Tom "em si" ao piano), o diretor presta homenagem a alguns de seus poetas de formação: Eugenio Montanale, Giuseppe Ungaretti, Jorge Luiz Borges e Marguerite Yourcenar.

  • E os votos de casamento da noiva? Merecem um espaço aqui:"Eu canto o seu nome, palavra que abre a porta do céu. Eu nunca vou te deixar, se os deuses quiserem assim. Quando você me beija, sinto o trotar dos cavalos do apocalipse. E se me deixo levar pela lembrança de seu corpo, sinto vertigem. Sua divindade masculina ascende ao céu. Você é lindo, primoroso. Você é como o girassol, feito de luz. Toda vez que seu olhar volta-se para cima, ilumina o céu. Meus amigos, aqui está a mais bela criatura criada pela Terra. Meu amor, chegou o momento, da minha garganta as palavras sobem às estrelas e como um cometa de ouro chegam a ti: Eu te amo. Quero fazer amor com você agora!"
  • Ao que o noivo responde: "Estes são os mais lindos versos que já ouvi em toda minha vida".

  • Pudera... So close your eyes/Open you heart/To one who's dreaming of you/You can never hold back spring.

Nenhum comentário:

Postar um comentário