domingo, 18 de novembro de 2012

O deus que dança


  • o deus russo, inquebrantável - Mikhail Baryshnikov, o Grande - em cena de O Sol da Meia Noite (aliás, Mikka é feito John, o Travolta, que dança caminhando, dança sorrindo, dança com os olhos, dança com um, dois dedos da mão, dança enquanto vive, dança... porque o mundo gira) 



  • em homenagem ao onipresente deus de ébano, Michael Jackson, uma seleção de incríveis: Sammy Davis Jr, Fred Astaire, Cab Calloway, Clark Brothers, Daniel L. Haynes, Rubberneck Holmes, Patterson and Jackson, Bill Robinson, Three Chefs (somente os pés), Ray Winfield, Earl Snakehips Tucker (e, uma única mulher, Eleanor Powell)


  • os deuses que, além de dançar, cantam! (do mesmo panteão, onde Elvis the Pelvis reina absoluto) 
   
  • os deuses africanos do soul! (minha dica: se conseguir abstrair da montação, vai facilmente reparar que as meninas lubrificaram as articulações e os meninos simplesmente as esqueceram em casa, junto com os ossos...)
   
  • Anthony Lee e seus alunos, do grupo novaiorquino Kinjazz: deuses orientais da engenhosidade
   




*





* há alguma coisa no corpo masculino em movimento de dança que me eletrifica, eriça meus pelos, estupidifica meu olhar e me deixa tontinha... mas vou tentar intelectualizar: "Eu só poderia crer num Deus que soubesse dançar, é o que afirma Nietzsche, em Assim Falou Zaratustra. E eu também. Penso que só um Deus que sabe dançar possibilita a vida com leveza, baseada no presente, sem que precisemos nos submeter à tradições anacrônicas, ou nos refugiarmos em esperanças futuras. Deus que dança é o que se movimenta com a vida que Ele engendra no mundo, e não aquele que se imobiliza e profere um mundo falso, uma vida pecaminosa e cheia de culpa para nos fazer fugir da responsabilidade de vivê-la e nos refugiarmos na esperança de uma outra vida. O Deus que dança não quer que fujamos das contradições de estarmos vivos, quer que assumamos a responsabilidade de enfrentarmos essas contradições. Por conceber um deus morto, fixo, imutável e carrancudo, a moralidade ocidental procurou nos afastar de nossa totalidade negando a vida e procurando solução para o devir através de vãs esperanças numa vida além" (Gilberto Miranda Jr).

2 comentários:

  1. quem é mais sexy que Travolta???? Excelente seleção de vídeos, Luciene.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. antes de Travolta: Elvis, Marilyn... depois de Travolta: mais ninguém! (e precisa?)

      Excluir