sábado, 2 de fevereiro de 2013

Cantadas triunfais


  • Precisando renovar seu estoque de cantadas? Buscando por um toque old fashion e elegante de seduzir? O maestro Tom Jobim tem algumas sugestões:
  1. "à propósito, acho que você ainda não me disse seu nome, seu endereço, o que faz
  2. se estiver livre, podemos ir, eu e você ao zoológico
  3. permita-me perguntar o que você faz com seus dias, com suas noites, com seu tempo, com sua vida?
  4. suponha que eu me atreva a perguntar o que você fará a noite. se você está livre eu posso te emprestar essas asas pra um vôo
  5. já não a conheço? não tenho muita certeza, mas podia jurar que já te vi antes
  6. mas se você está com medo do meu barco, posso te levar pra terra firme
  7. ou preferes flanar pelo vento que sopra constante e puxa para o mar aberto?
  8. és a força irresistível que cria em mim o poder de voar
  9. somos como pipas no céu: podemos voar,  voar, voar... 
  10. aqui de cima, vejo um flash da tua coxa como se eu fosse um espião dos céus
  11. eu vejo suas coxas celestiais dos céus, dos céus... lá onde o mar encontra o céu você e eu, você e eu
  12. dê-me um minuto pra terminar esta bebida pra desfazer o vodu que mantém você longe por tanto tempo, tanto tempo, tanto tempo... 
  13. suponha que eu te dê essa rosa e você me dá um beijo
  14. suponha que tiramos nossas roupas e mergulhamos no mar
  15. se quiser, podemos fugir agora, só preciso deixar um beijo e despedir-me da 'pequena burguesia'"
       


*






 
* o post anterior - precisamente a frase no título - acionou um gatilho na minha já tão bombardeada memória: certeza que havia ouvido algo muito similar antes... daí que em 25 de janeiro de 2013 [por aqui, os posts são publicados com imenso delay da data de sua criação], Antonio Carlos Brasileiro de Almeida Jobim (1927-1994) estaria completando 86 anos. e então eu lembrei: Two Kites! uma canção que é uma ode à sedução. e uma das composições mais apaixonantes da música popular brasileira.

** [enumerada e em aspas, a tradução de Two Kites - Duas Pipas, do maestro Tom Jobim]
*** neste fevereiro, a partir do 8, estreia "A luz do Tom", segundo filme de Nelson Pereira dos Santos sobre o maestro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário