sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Permita-me tocar-te com minhas palavras


"- O que acontece quando ...

- O que acontece quando o quê?

- Quando duas pessoas criam um elo entre elas?

- Que pessoas?

- Pessoas. Sobre a química que faz com que duas pessoas se sintam atraídas.

- Você se sente atraído por mim?

- Deus, não! Eu só estou falando hipoteticamente.

- Hipoteticamente, você escreve poemas ... você tem sexo.

- E o que acontece a seguir?

- Depois de poesia e sexo? Tudo. Ou nada. O resto é um acordo, uma espécie de negociação.

- O que quer dizer?

- Pode-se ficar, pelo amor e pela atração, ou você pode complicar as coisas, como a maioria das pessoas fazem."


...


 
Poema de amor para ninguém em particular

Permita-me tocar-te com minhas palavras
Porque minhas mãos são ocas, como luvas vazias
Deixe que minhas palavras baguncem teu cabelo
Deslizem pelas tuas costas
E divirtam tua barriga
Porque minhas mãos voam livres e leves como tijolos
Ignoram meus anseios
E teimosamente se recusam a realizar os meus desejos mais silenciosos
Deixe minhas palavras entrarem em sua mente
feito luz de sinalização
Admita-as de bom grado em seu ser
Assim, elas poderão gentilmente te acariciar
Intimamente.


Mark O'Brien



*





* As Sessões (The Sessions, 2012) conta a história real de Mark O'Brien  um poeta e professor universitário norte americano, católico praticante, vítima de pólio, que passa a maior parte do tempo em um respirador mecânico - a partir do momento em que decide, aos 40 anos, contratar uma terapeuta sexual para perder a virgindade.
 

O filme estreou na última sexta-feira no Brasil, mas ainda não chegou ao meu estado. Quero assistir: li que é um filme raro, de excelente roteiro, engraçado e emocionante, onde o sexo é tratado com naturalidade tocante. Também li que o ator John Hawkes (de Inverno na Alma e Eu, Você e Todos Nós), que interpreta o paralítico sensível e inteligente merecia uma indicação da academia - o que só aconteceu para a colega Helen Hunt, nomeada para o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante, na pele da terapeuta sexual contratada para a missão. 

[uma curiosidade: a "sex surrogate" - parceira sexual substituta - que o ajuda na missão é a terapeuta Cheryl Cohen-Greene, hoje uma veterana desta peculiar profissão, ainda na ativa, consultora do longa-metragem e também escritora]



** [diálogo e poema extraídos do roteiro de As Sessões, traduzidos do original, em inglês].

Nenhum comentário:

Postar um comentário