terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Deus e o demônio

"Fernando Sabino, o Demônio é uma árvore frondosa cheia de frutos maduros e doces. O Demônio dá sombra aos caminhantes fatigados, o Demônio, Fernando Sabino, dessedenta os que têm sede e dá de comer a quem tem fome. O Demônio é uma romã fresca e saborosa depois do sol e do cansaço.

Deus, Fernando Sabino, é uma galhada seca e magra, onde os homens sangram as mãos para nada. Uma caveira no meio do pé da estrada é Deus, Fernando Sabino. Deus é um osso duro de roer. Deus, Fernando Sabino, é uma fieira de dentes amarelos enfiados como em colar e passado no colo de um esqueleto esquecido de si mesmo.

Fernando Sabino, o Demônio é uma macieira, o Demônio é alto, louro, simpático, tem olhos azuis e fuma cigarros americanos. Fernando Sabino, o Demônio tem poltronas, Fernando Sabino. O Demônio toma chá com torradas e tem varandas no flanco esquerdo e no flanco direito. Deus é cáustico e sem alpendre. Deus é uma caveira: perigo!"

 

Otto Lara Resende,  Rio, 24 de outubro de 1954, Noite [in, O Rio é tão longe, Cartas a Fernando Sabino]



*






* pousou em minhas mãos o livro O rio é tão longe, feito somente da correspondência de Otto Lara Resende para o amigo Fernando Sabino. as respostas às cartas, as escritas por Sabino, não estão na edição. é mesmo como escrevi - somente a correspondência de Otto para Fernando - compulsivas, quase diárias; mas enxutas e cheias de estilo e lirismo. como este trecho acima, tão bom que foi parar na capa. estranhamente, hesito em lê-lo de um golpe. uma voyeur, é como me sinto. como se descobrisse o amante de meu marido, anos após sua morte. loucura, sei. nem tem explicação. mas vou tentar: alimentei uma admiração por Fernando Sabino tão intensa na adolescência e juventude que meu primeiro grande namorado mordia-se de ciúmes. absurdo? eu também achava. até me deparar com este volume... não é que sinto ciúmes deles dois? desta amizade que atravessou o tempo e venceu a morte...? Deus mora na amizade. O demônio, em todos os lugares.
** há quem acredite que Deus mora nos detalhes. o criador da fonte [para o poster de Swing City que ilustra o post] é um deles. o demônio, que mora em tudo e a todos domina, ferve de inveja - feito fungo, entumescendo e espalhando-se por todos os recônditos do planeta...

2 comentários: