sábado, 11 de agosto de 2012

Sobre a simetria, a sincronicidade e as coincidências

 
  • simetria é uma característica que pode ser observada em algumas formas geométricas, equações matemáticas ou outros objetos. Ainda que dois objetos semelhantes pareçam o mesmo, eles são, logicamente, diferentes. De fato, a simetria refere-se mais a semelhanças que a igualdades. 

"Deus está nos detalhes", Mies van der Rohe 
  • sincronicidade é um conceito desenvolvido por Carl Jung para definir acontecimentos que se relacionam não por relação causal e sim por relação de significado. Para isto, é necessário que consideremos os eventos sincronísticos não relacionados com o princípio da causalidade, mas por significado, igual ou semelhante, e por este significado sugerir um padrão subjacente. A sincronicidade difere da coincidência, pois não implica somente na aleatoriedade das circunstâncias, mas sim num padrão subjacente ou dinâmico que é expresso através de eventos ou relações significativos. A sincronicidade é também referida por Jung de "coincidência significativa".


    "Coincidência é a maneira que Deus encontrou de permanecer no anonimato" , Einstein



     *




* produzido pelo coletivo Everynone, o curt Symmetry foi o vencedor Vimeo Awards 2012 e também da categoria lírico do festival. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário