domingo, 8 de maio de 2011

Seja quem Deus o predestinou a ser e incendiarás o mundo

Foi com esta frase que o Bispo de Londres, o anglicano Richard Chartres, abriu a homilia do casamento do filho mais velho de Charles e Diana.

Adoro um bom texto e este está muito acima da média: palavras simples, realistas e de longo alcance, sem a pompa e certa intangibilidade que costumam ser usuais, infelizmente, em sermões religiosos.

(enfim, não é só de tédio que se faz um casamento real...)

*
"Seja quem Deus o predestinou a ser e incendiarás o mundo. Assim disse Santa Catherine de Siena cujo dia celebramos hoje. O casamento tem a intenção de ser o caminho no qual o homem e a mulher ajudam um ao outro a se tornarem quem Deus predestinou a ser, seu mais profundo e verdadeiro eu.
Muitas pessoas têm medo das perspectivas futuras do nosso mundo mas a mensagem de comemoração neste país e muito além de seu território é esta: hoje é um dia feliz! É bom que as pessoas em todos os continentes tenham a possibilidade de compartilhar esta celebração porque este, como todo dia de casamento deve ser, é um dia de esperança.
De certo modo, todo casamento é um casamento real com a noiva e o noivo sendo a rainha e o rei da criação, fazendo uma nova uma vida juntos para que a vida possa fluir através deles rumo ao futuro. William e Catherine, que escolheram se casar na visão de um Deus generoso que amou o mundo de tal maneira que deu-se a nós na pessoa de Jesus Cristo mantenham-se no Espírito deste Deus generoso, pois marido e mulher devem doar a si mesmos e uns aos outros.
A vida espiritual cresce quando o amor encontra seu centro além de nós mesmos. Relacionamentos fiéis e comprometidos oferecem uma porta ao mistério da vida espiritual: quanto mais doamos de nós mesmos, mais rica fica nossa alma; quanto mais vamos além de nós mesmos no amor, mais nos tornamos o nosso eu real e nossa beleza espiritual é mais plenamente revelada. No casamento estamos procurando trazer um ao outro uma vida mais completa.

Vocês dois tomaram sua decisão hoje e neste novo relacionamento vocês se alinharam com o que acreditamos ser o caminho da vida espiritualmente evoluída e que nos levará para um futuro produtivo para a humanidade.

É claro que é muito difícil desabilitarmos nosso egocentrismo. Muitas pessoas sonham com isso, mas para que a esperança possa ser preenchida é necessária uma decisão solene de que, mesmo com dificuldades, estejamos comprometidos no caminho do amor generoso.

O casamento deve transformar e como marido e mulher, criamos uma obra de arte. É possível a transformação desde que nós não acalentemos pretensões de modificar nosso companheiro. Não deve haver coerção para que o Espírito possa fluir; assim, cada um deve dar ao outro espaço e liberdade. Chaucer, o poeta londrino, resume tudo isso em uma frase expressiva. "Whan maistrie [mastery] comth, the God of Love anon, Beteth his wynges, and farewell, he is gon.(*)

Nós continuamos esperançosamente aguardando por um século cheio de promessas e riscos. Enfrentamos a questão de como usar sabiamente o poder que nos foi dado pelas descobertas do último século. Nós não devemos nos converter à promessa do futuro por mais conhecimento, mas sim pelo crescimento do amor sábio e reverência pela vida, pela terra e pelo próximo.

Como a realidade de Deus tem desaparecido de tantas vidas no Ocidente, tem havido uma crescente expectativa de que somente as relações pessoais trarão significado e felicidade na vida. Isso sobrecarrega nosso companheiro com um grande fardo. Todos somos incompletos, todos precisamos do amor que é seguro, ao invés de sufocante, todos precisamos de perdão mútuo para prosperar.Enquanto caminhamos na direção do nosso companheiro no amor, seguindo o exemplo de Jesus Cristo, o Espírito Santo é vivificado dentro de nós e preenche cada vez mais nossas vidas com luz. Isto leva a uma vida familiar que oferece as melhores condições para que as próximas gerações possam praticar e permutar estas dádivas e superar o medo e a divisão e incubar no mundo futuro o Espírito, cujos frutos são amor, felicidade e paz.

Oro para que todos aqui presentes e muitos milhões que estão assistindo a esta cerimônia e compartilhando nossa felicidade hoje, façam todo o possível para suportar e apoiá-los em suas novas vidas. E oro para que Deus os abençoe no caminho da vida que escolheram, o caminho que está expresso na prece que vocês compuseram juntos na preparação para este dia: Deus nosso Pai, agradecemos por nossos familiares, pelo amor que compartilhamos e pela felicidade de nosso casamento. Na correria de cada dia mantenha nossos olhos fixos no que é real e importante na vida e ajude-nos a sermos generosos com nosso tempo dando-nos amor e força. Fortalecidos pela nossa união ajude-nos a servir e confortar aqueles que sofrem. Pedimos no Espírito de Jesus Cristo. Amém."
 
* Quando o Domínio impera, o Deus do Amor bate as asas em despedida e se vai.

O pastor Richard Chartres e sua família, em foto de 1995 (irresistível a constatação: nada como um pastor casado e com filhos para falar sobre casamento... )
...


* dentre as muitas traduções que encontrei na web, escolhi esta, não sem antes fazer uma ou ou outra correção. Ou seja, como toda tradução, não é uma versão fiel do discurso. Para os puristas, deixo aqui o link do vídeo - o sermão começa por volta do 0:31.

Nenhum comentário:

Postar um comentário