segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Namora uma mulher que lê


"Namora uma mulher que lê. Namora uma mulher que gaste o dinheiro dela mais em livros do que em roupas. Ok, ela se perde um pouco na arrumação da casa, mas é porque tem livros demais. Namora uma moça que tenha uma lista de livros pra ler, que tenha uma carteirinha da biblioteca desde a primeira infância.

Encontra uma mulher que lê. Vais saber que é ela, porque anda sempre com um livro dentro da bolsa. É aquela que percorre amorosamente as estantes da livraria, aquela que dá um gritinho surdo ao encontrar o livro procurado. Vês aquela moça com ar estranho, cheirando as páginas de um livro velho, numa loja de livros de segunda mão? É a leitora. Para ela, o cheiro das páginas, sobretudo quando ficam amarelas, é perfume!

Ela é a garota que lê enquanto espera no café ao fundo da rua. Se espreitares a xícara, percebes que o calor já se foi, perdidos, os dois, ela e o café, em um mundo feito pelo autor. Senta. Admira-a de relance, porque a maior parte das mulheres que lêem não gostam de ser interrompidas. Oferece-lhe outra xícara de café.

Diz-lhe o que realmente pensas do Murakami. Descobre se ela foi além do primeiro capítulo da Irmandade. Pergunta-lhe se gosta de Clarice. Ou se gostaria de ser Alice.

É fácil namorar uma moça que lê. No seu aniversário, no Natal e em datas especiais, dê-lhe livros. Ofereça-lhe palavras como presente, em poemas, em canções. Ofereça-lhe Neruda, Pound, Sexton, cummings. Deixa-a saber que tu percebes que as palavras são amor. Que sabes a diferença entre os livros e a realidade.

Minta. Uma vez, duas, deslavadamente. Se ela compreender a sintaxe, vai perceber a tua necessidade de mentir. Atrás das palavras existem outras coisas: motivação, valor, nuance, diálogo. Nunca será o fim do mundo.

Trate de desiludi-la. Porque uma mulher que lê compreende que o fracasso conduz sempre ao clímax. E que todas as coisas chegam ao fim. Que sempre há a possibilidade de se escrever uma sequência. Que pode-se começar outra vez e outra vez e continuar a ser o herói. Que na vida é suposto existir um vilão ou dois.

Temes que ela descubra tudo o que não és? As mulheres que lêem sabem que as pessoas, tal como as personagens, evoluem [exceto na saga Crepúsculo]. E quando a vires acordada às duas da manhã, chorando, com um livro contra o peito, envolva-a com um abraço. Prepara-lhe um chá. Podes perdê-la por uma ou duas horas, mas ela volta para ti.

Quando menos perceberes, já está: alugas um balão de ar quente e te declaras. Ou durante um concerto de rock. Ou, casualmente, na próxima vez que ela estiver doente, pelo skype. Vais sorrir tanto que te perguntarás por que é que o teu coração ainda não explodiu e espalhou sangue por todo o peito. Juntos, vão escrever a história das suas vidas, terão crianças com nomes estranhos e gostos ainda mais estranhos. Ela vai apresentar aos seus filhos o Gato de Botas e Aslam - talvez no mesmo dia. Vão atravessar juntos os invernos da velhice e ela recitará Keats, num sussurro, enquanto tu sacodes a neve das botas.

Namora uma mulher que lê, porque tu mereces. Mereces uma mulher que te pode dar a vida mais colorida que consegues imaginar. A não ser que prefiras a monotonia, horas requentadas, propostas meia-boca... Mas se queres o mundo e os mundos que estão para além do mundo, então, namora uma mulher que lê.

Ou, melhor ainda, namora uma mulher que escreve."



*






* do original Date a girl who reads, de Rosemary Urquico [adaptado da versão portuguesa "Namora uma Rapariga que Lê"]. ** e gata, não seja assim tão literal: se seus olhos conduzem-na biblicamente para meninos, ótimo! não se reprima! namora um homem que lê. ou, melhor ainda, um que escreva.

19 comentários:

  1. simplesmente: perfeito!
    <3

    ResponderExcluir
  2. Que texto mais meigo!! Gostei muito!

    ResponderExcluir
  3. Excelente!De muito bom gosto.

    ResponderExcluir
  4. Demais esse texto, viu, Luciene.
    Delirei. E, sem dúvida alguma, fez meu dia melhor.

    Beijos, alegrias e poesias,

    Daniel Rubens Prado.

    ResponderExcluir
  5. Sim, que é sempre bom estar perto das pessoas que leem, há sempre algo de novo a acrescentar, alguma coisa interessante a falar, um livro imperdível à título de recomendação.

    Um grande aperto a você, por este texto inspirado!

    Beijos,
    Maza

    ResponderExcluir
  6. Que simplicidade apaixonante. Parabéns!

    ResponderExcluir
  7. Namora uma mulher que lê ou, melhor ainda, namora uma mulher que escreve e que não se esquece de colocar as aspas de abertura em uma citação... Abraços! :)

    ResponderExcluir
  8. É legal ler e lembrar de gente que a gente ama. Esse texto me fez lembrar tantas conversas com meninas lindas de tanto gostar de ler.

    Vale a pena ser seguido um blog desses.

    Bjs, Luciene!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns, Luciene! Li e já estou seguindo o blog ;)

    ResponderExcluir
  10. É preciso coragem, mas vale a pena!

    ResponderExcluir
  11. Lindo demais, perfeito, ascendente, completo... pesado, leve e macio... acalentador!!!

    ResponderExcluir
  12. Lindo este texto, se encaixa perfeitamente com Patrícia Vasconcellos.

    ResponderExcluir