domingo, 16 de setembro de 2012

Minha vida neste livro a ti dedicado


O livro “Carta a D.”, que o filósofo André Gorz escreveu para sua companheira de toda a vida —  começa com estas palavras que nunca deixam de me emocionar: “Você está para fazer oitenta e dois anos. Encolheu seis centímetros, não pesa mais do que quarenta e cinco quilos e continua bela, graciosa e desejável. Já faz cinquenta e oito anos que vivemos juntos, e eu amo você mais do que nunca. De novo, carrego no fundo do meu peito um vazio devorador que somente o calor do seu corpo contra o meu é capaz de preencher”. 



(Gorz depois fez outra, digamos, dedicatória à esposa desenganada: matou-se com ela em um pacto suicida.) 




*




* trecho extraído do ensaio sobre dedicatórias em livros, escrito por Marcelo Franco. "há algo de muito íntimo em receber um livro com dedicatória" (eu mesma já me desfiz de dois grandes livros com duas incríveis dedicatórias porque me expunham demais). ** à propósito, já conhece o Eu te dedico? um tumbrl colaborativo feito de fotos e histórias de dedicatórias em livros - porque "um livro com dedicatória é um livro com duas histórias, uma que começa no primeiro capítulo e uma que começou antes de se passarem as páginas."

Nenhum comentário:

Postar um comentário