terça-feira, 25 de setembro de 2012

Cortina de Fumaça [5] - sem filtros

Oscar Wilde

Henry Miller

J. D. Salinger

Albert Camus

Acendo o cigarro para adiar a viagem/Para adiar todas as viagens/Para adiar o universo inteiro/Volta amanhã, realidade! (Alvaro de Campos - Fernando Pessoa - in, Grandes são os desertos



 Mário Quintana





Nelson Rodrigues

Julio Cortázar

Roberto Bolaños

Vai, me passa o cigarro
Deixa o meu peito tragar
A fumaça de um amor
Que acabou de se dissipar

Mas deixa o isqueiro
Quem sabe eu esqueça...
E o fulgor dos meus olhos
Nas cinzas desapareça.

Pra cada tragada que desça
Deixo o pulmão gretado
Tentando fazer que ele aqueça
Meu coração congelado

Caíto

Zygmunt Bauman
 

Frida Kahlo

Bette Davis


Billie Holyday


Yves Saint Laurent (com Pierre Bergé)


Diana Vreeland


Nina Simone


Jeanne Moreau


Dizem que o cigarro tira
As mágoas do coração
Eu pito, re-pito e pito
E as mágoas nunca se vão...

do Cancioneiro Popular Gaúcho


Nico

Patti Smith

Marianne Faithfull

Leonard Cohen


Johnny Deep


Thelonius Monk


Caio Fernando de Abreu

...


"A solidão é meu cigarro. Eu sigo só porque é o que me convém.
O amor é pedra no abismo. A meio-passo entre o mal e o bem. Com meus botões, à noite cismo: Pra que os trilhos, se não passa o trem? 
Se o mar virar sertão, o que é que tem? " Zeca Baleiro




*






* mais um Cortina de Fumaça. este, dedicado aos intensos. aos que mergulham nas profundezas sem fechar os olhos para a escuridão. aos que inspiram os fatos da vida para si e tragam (sem vergonha de assumir). aos que fizeram das pausas para o cigarro um grande exercício do pensar - "desconfia dos que não fumam: esses não tem vida interior, não tem sentimentos. o cigarro é uma maneira disfarçada de suspirar" (Mário Quintana). ** Cortina de Fumaça, quem diria - eu mesma me surpreendo - já é série aqui no bloguito. os anteriores (o primeiro2, o 3) continuam sendo campeões de visualização. nos últimos meses, entretanto, a edição 'sexy' de número 4 vem, mês a mês, galgando os degraus do Olimpo - também, pudera! *** aos patrulheiros do meio ambiente, do bem estar e dos bons costumes, meu esclarecimento: este blog não tem a intenção de fazer apologia ao cigarro ou incitar ao vício - isto é só uma colagem de imagens, textos poéticos e canções que me gustan onde o cigarro faz parte do contexto, tão somente [e sigo sem fumar sem nem ter sido fumante un solo día de mi vida].

Nenhum comentário:

Postar um comentário