sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Danação


"Somos castigados por nossas renúncias.
Cada impulso que tentamos estrangular germina no cérebro e envenena-nos.
O mais corajoso dentre nós tem medo de si próprio.

Peque o corpo uma vez e estamos livres do pecado.
Porque a ação tem um dom purificador. Nada restará então, salvo a lembrança de um prazer; ou a volúpia de um arrependimento.

A única maneira de se livrar de uma tentação é ceder-lhe.
Se resistirmos, nossa alma adoecerá de desejo do que proibimos a nós mesmos.
O fogo enrijece o que não consome.

Os grandes acontecimentos do mundo acontecem no cérebro. É também no cérebro, e só nele, que ocorrem os grandes pecados do mundo."



Oscar Wilde, in O Retrato de Dorian Gray



*



* porque desatei a ler Mónica Torres: "O corpo é um corpo. Filosoficamente considerado um lugar, uma casa, um invólucro, qualquer bimbalhice dessas que lhe queiram chamar. Estou-me nas tintas, para mim será sempre uma espécie de embrulho mais ou menos bonitinho, mais ou menos massudinho, mais ou menos gostosinho e queira Deus Nosso Senhor sempre muito cheiroso".

3 comentários:

  1. Ler um post desses em pleno início de final de semana, faz com que os grandes pecados do mundo realmente ocorram, nem que tudo isso, seja somente no CÉREBRO...

    ResponderExcluir
  2. mas cuida, André, que se tudo já acontece antes no pensamento, não há razão para temer o pecado. A verdadeira inteligência não tem vergonha da emoção.

    ResponderExcluir
  3. mais: na vida, somente quando você se arrisca (com grande possibilidade de erro) é que as coisas finalmente dão certo...

    ResponderExcluir