quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Da inveja, do terror, dos outros e de nós mesmos


  • ao longo dos anos, esta foto de Bin Laden (aos 15, em férias na Bélgica) vem confrontando algumas de minhas ideologias
  • sempre insuflando o questionamento: como pôde ele ter resistido à força da contracultura nos sessenta e setenta?
  • seguramente ouviu Beatles e as canções pacíficas de Lennon  
  • cantarolou Abba - quem não, for christ sake?
  • e vestiu cores e deixou o cabelo crescer
  • como isso tudo não o comoveu?
  • (e o demoveu, me perguntava?)
  • mas eis que surge o mestre Calligaris e feito ninja, trava a resposta precisa:
"Os terroristas que atacaram o World Trade Center e o Pentágono viveram tempos longos no Ocidente. Frequentaram universidades e escolas de pilotagem. Não eram pastores descidos das montanhas. Os comentaristas estranham: 'Como é possível? Moraram entre nós durante tanto tempo e puderam fazer isso? Ou seja, será que nossa sedução não funcionou?' Justamente: ela funcionou demais. A ponto de eles terem decidido destruir o objeto de seus desejos. A interpretação política de seus atos será sempre insuficiente: as Torres Gêmeas, para eles, eram símbolos não tanto de poder quanto de tentação.

O terrorista é atormentado por uma tremenda tentação de ser "convertido" pelo Ocidente. Por isso o terrorismo nasce derrotado - por ser filho de uma inveja que só existe em quem já se vendeu ao suposto inimigo.
Os terroristas nos matam por raiva de quererem ser como a gente - traíram sua cultura e estão em busca de redenção. Sua guerra santa: matar os infiéis nos quais receiam (e desejam) se transformar. E matar a si mesmos para nunca mais serem seduzidos."
*



* outro textinho poderoso e imperdível sobre a inveja? aqui. (que esse assuntinho não me diz respeito mas, ah... como me interessa - é que de inveja eu não morro, mas mato um bocado!)

2 comentários:

  1. É, realmente ele deve ter feito um esforço sobrenatural para sobreviver ao Ocidente, porque com todas essas cores nas roupas, e em tudo ( inclusive no carro, fazendo a linha Barbie), figurino Beatles Mania e com essas carinhas de ''família Doriana em pleno domingo as 7:00 hrs'', se com tudo isso ele realmente teve a infelicidade de tornar-se esse demônio de turbante, só me resta realmente crer que ele lutou mesmo foi com o seu próprio interior, tentando não se consumir pela inveja.

    * tem uma frase muito significativa que quando me dei conta já havia copiado e colado em meu perfil, perdão, mas foi mais forte do que eu, ninguém manda escrever coisas boas... prontofalei***

    ResponderExcluir
  2. essa foto é mesmo um poço sem fundo de divagações. E pode copiar tudo daqui, dear - o que sai de mim já não mais me pertence.

    ResponderExcluir