domingo, 23 de janeiro de 2011

O bom, o ótimo, o excelente


  • surpresa boa foi descobrir a Spaghetti Western Orchestra!
  • os músicos são artistas completos
  •  dançam, interpretam e tocam mais de 100 instrumentos,
  • sempre naquele estilo cômico/fanfarrão, típico do teatro de rua italiano
  • que a gente se habituou a ver pelos espetáculos do Cirque du Soleil.

  • mas foi o repertório da banda que me fisgou de vez
  • todinho de composições do maestro italiano Ennio Morricone!
  • só as compostas para os western spaguetti
  • [filmes de faroeste filmados na Itália],
  • como Era uma vez no Oeste, Django e Por um punhado de dólares. 

  • confere a interpretação primorosa da banda para a música tema de Il buono, Il brutto, Il cattivo
  • (The bad, the Good and the Ugly,
  • ou Três homens e um Conflito, aqui no Brasil,
  • que tem Clint Eastwood no papel principal):


  • em minha infância, chamávamos este tipo de filmes de bangue-bangue 
  • nunca foram meus preferidos, mas assisti a muitos
  • sempre acompanhando meu pai, que os venera
  • não perdíamos nenhum! 
  • (na TV, for sure, que nasci depois deles saírem nos cinemas e antes do VHS - mas não faz as contas, ok?)
  • o predileto de meu pai? O dólar furado
  • com aquela canção tema, sabe? 
  • [que não é de Morricone, mas de Gianni Ferrio, deixo registrado]
  • com aqueles assobiozinhos,
  • que Quentin Tarantino usou com maestria na trilha de Kil Bill
  • lembrou agora, né?
  • Uma noite dessas, assisti aqui em casa
  • - três homens e eu -
  • ao excelente Os Imperdoáveis
  • [faroeste de 1992 e vencedor de dois Oscars: melhor filme e melhor diretor]
  • e compreendi, finalmente, o porquê do sucesso deste estilo de cinema 
  • (especialmente entre os homens):
  • os filmes de bangue-bangue fazem aquilo que chamamos de 'o elogio do macho'
  • confere comigo:
  • o ambiente é agressivo, 
  • seco - destituído de sentimantilismos
  • e de uma simplicidade atroz
  • duas únicas dimensões:
  • o mocinho e o bandido
  • ou o vencedor e o perdedor - pra que complicar?
  • sem sutilezas ou mensagens subliminares.
  • tudo preto no branco
  • zero excessos e diálogos
  • e quando a comunicação não se realiza
  • o que ocorre muitas vezes, dada a "complexidade dos diálogos"
  • é só sacar da arma
  • ao perdedor resta a morte honrosa
  • ou pegar de seu cavalo e ir-se, sem destino
  • mas sempre a fuga
  • a alternativa mais utilizada por machos e cafajestes de todas as eras
  • sem uma palavra, desculpas ou explicações...
  • qual é? tá de gozação? melhor 'dexá quieto'

  • em Os Imperdoáveis é Clint Eastwood quem dirige
  • e representa, com sensibilidade e talento,
  • um velho caubói em 'fim de carreira' 
  • mas o que vemos é uma emocionante homenagem a Sergio Leone
  • o diretor italiano que justamente alçou a carreira do jovem Clint ao estrelato.

ah... as voltas que o mundo dá!

  • e eu dei mil voltas quando só queria mesmo era registrar minha paixão fulminante pela obra do maestro Ennio Morricone. 
  • não vou me estender mais, mesmo porque il signore Morricone merece um espaço muito maior aqui
  • (condizente com minha admiração por ele, não só estes parágrafos escondidos no final do post)  
  • afinal, são dele as trilhas de Cinema Paradiso, Inglorious Bastards, Kill Bill 2, Os Intocáveis, Era uma vez na América, A Missão, além de outros 400 filmes e programas de TV...
  • está com 82 e continua trabalhando! 
  • isso sem nunca ter recebido um oscarzito sequer - apesar das inúmeras indicações

mas, o mundo gira... e é um espelho!


  • em 2007, Ennio Morricone teve seu trabalho reconhecido pela Academia e recebeu um oscar pelo conjunto da obra, justamente das mãos de... Clint Eastwood!
  • rápido no gatilho, Ennio agradeceu em italiano
  • [Clint traduziu]
  • "Obrigado, mas eu ainda não morri!" 
  • e saiu de cena
  • em terras americanas, Ennio foi,
  • como sempre, perfeito!
  • personificou o típico cowboy:
  • ágil, orgulhoso, cínico, vingativo, de poucas palavras,
  • e muito do macho!



*





* o bom, o ótimo e o excelente do título são, por ordem: Spaghetti Western Orchestra, Clint Eastwood e Ennio Morricone.

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