quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Tão longe, tão perto...

Uma das musas de minha vidinha adulta é Constanza Pascolato, italiana que vive no Brasil e administra a Santa Constância, tecelagem brasileira que é também referência em qualidade e inovação.

Repara no cordão de ouro (mais de 3 metros!) que dá voltas no pescoço de corça - é da coleção H. Stern desenvolvida por ela. 


Tudo o que essa senhora faz, escreve, veste ou diz é feito pérola - tem luminiscência e é delicado, orgânico, feminino - adoro! Imaginem então meu frisson quando soube desta entrevista feita ao Jornal O Estado de São Paulo e gravada no vídeo abaixo: uma encantadora viagem pelo estilo de vida deste ícone feminino dos nossos tempos.




O curioso disso tudo é que, pqp, somos muito parecidas! Desculpe-me se pareço pouco modesta, mas é a mais pura verdade - penso praticamente como ela e no entanto, estamos há anos luz de distância (ela à minha frente, lóóóógico).

Com os netos, Allegra e Cosimo, em viagem a NY

Sua filha, Consuelo Blocker (que vive em Florença e trabalha com ela na empresa da família) também fez uma entrevista com Constanza (postada no seu blog) mas com muito mais intimidade e ainda mais encanto. Pinçei algumas para exemplificar minha sensação de semelhança:
  • "Quando assisto TV, prefiro programas em línguas que não conheço, como o japonês, russo ou árabe, para observar o comportamento e gestualidade" (eu também, especialmente os japoneses. "Perco" horas nisso...)
  • "Adoro música, de todos os tempos. Como na moda, considero a música uma arte que reflete os tempos e me interesso por ela como se fosse uma ciência" (idem, idem)
  • "Considero o humor uma das coisas mais importantes da vida! Prefiro o que vem carregado de ironia e que nos ensina a viver!" (Humor e Amor, palavras tão parecidas e tão próximas - amores que nos põem tristes não valem ser vividos. E mesmo que o amor se vá, dá bem para segurar a barra quando se mantém um tiquitito de bom humor...)
  • "Sou uma vouyeuse vocacional, se pudesse, gostaria de ser qualquer coisa transparente, para estar nos lugares com os olhos e ouvidos a mil, prestando atenção em tudo todos! (já reparou na fotita que ilustra meu perfil? A intenção sempre foi "apagar-me". Que me restem somente os olhos - duas antenas ligadas no mundo.)

Em um momento profissional, no show room da Prada, em Milão - sempre elegante!

  • E mais a coincidência de trabalharmos em empresas familiares ligadas à moda - e na mesma área - não administrativa, mas a criativa, que, com alguma licença poética, pode ser possível nos negócios. (E ainda assim, quaaaaanta diferença!)
  • Resta-me o consolo de, mesmo sabendo que nunca serei como ela, caso o mundo nos encontre em uma de suas voltas (como no belo colar de seu pescoço), poderemos trocar umas boas figurinhas, eu e Constanza...


* este post é dedicado a minha amiga de três décadas, Goreti S., que muito tipicamente presenteou-me com o o livro "Confidencial" - escrito por Constanza, no ano retrasado. Goreti é sempre precisa - tem olhos de lince! - e enxerga além... Obrigada por perseverar em nossa amizade, querida!

Nenhum comentário:

Postar um comentário