terça-feira, 27 de setembro de 2011

Um passo à frente e não se está mais no mesmo lugar


Um passo. Uma metáfora tão poderosa em sua simplicidade.

Porque um passo é mesmo só um movimento. Que pode ser à frente. Ou um retroceder. Um impulso para o passo mais largo. Ou a suprema sabedoria de reconhecer o momento sagrado de parar (que não é desistir).

E antes do passo, a coragem.

E ainda antes da coragem, a ideia, a fagulha. Que vai iluminando vagarosamente até acender um incêndio cá dentro, cinzas e chamas. Parece que não vai sobrar nada até que a ebulição alcança o limite máximo de pressão.

E é neste momento que se dá o passo. Ou não. Quem finalmente vencerá a batalha? Coragem ou o Medo? O que nos domina? O que melhor nutrimos.

Ora um, ora outro... 

...



(Dar um passo atrás também pode ser retomar uma ideia, um conceito passado mas não vencido. Tenho me relido. Tantas palavras que espalhei pelos anos sem nem me dar conta que já escrevia, quando só me imaginava leitora... do meu blog hibernante, por exemplo, saquei isto:)




*




* frase no título (e na imagem), Chico Science. ** Saga Falabella é uma das mais importantes cadeias de lojas de departamentos da América do Sul, presente no Peru, Chile, Argentina e Colômbia. *** para a trilha sonora do comercial, músicos peruanos interpretaram um trecho de "Verão", das "Quatro Estações" de Vivaldi. o curioso é que no início, as notas foram tocadas de trás para frente, para reforçar o desconforto que o medo causa. a música só é ouvida em sua versão original no segundo trecho do comercial. **** especialmente para a amiga que se revestiu de coragem para, justo hoje, dar um grande passo. "um passo. um só movimento. nada mais. coragem, doçura. o pior que poderia acontecer já se deu - o que te fez desejar a mudança... para tudo o que houver, conta comigo!"

2 comentários:

  1. É, o negócio é colocar pra correr os lobos que agente se permite criar, antes que eles corram com a agente...
    Muito boa a frase na faixa de seguraça, criatividade exalando!!!

    ResponderExcluir
  2. André, você captou justamente o que é, para mim, a melhor mensagem do comercial peruano: muitos dos monstros que nos amedrontam não passam de fumaça... ou, como uma vez disse Rilke, "talvez todos os dragões em nossas vidas são princesas que estão apenas esperando para nos ver atuar, apenas uma vez, com beleza e coragem. Talvez tudo o que nos assusta é, em sua essência mais profunda, algo indefeso que quer o nosso amor".

    ResponderExcluir