quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Murmuration


  • o queixo caiu-me e não restou-me uma palavra sequer depois de assistir a isto
... 


  • uma ideia ocorreu-me, somente:
  • se algum dia eu tiver a sorte de ser perguntada - pelos meus filhos, por alguém que seja - sobre o significado do vocábulo fenômeno
  • não vou recorrer à imagem do jogador de futebol,
  • não não...
  • sem nenhuma palavra, vou dar play neste vídeo
  • mais nada.


*




* murmuration é o coletivo de estorninho - milhares de estorninhos, pássaros que escapam do rigoroso inverno da Rússia e da Escandinávia, viajam distâncias continentais para, no final da jornada, reunirem-se em revoada gigantesca e absolutamente hipnotizante. Para que esse balé aconteça é preciso precisão e habilidades absurdas. Os cientistam estimam um tempo de reação inferior a 100 milisegundos para que as colisões sejam evitadas (basta uma para ferrar com tudo!). Nem mesmo computadores conseguem reproduzir os algorítimos complexos por trás dessa movimentação com a mesma eficiência e harmonia... parou pra refletir? não é abolutamente arrebatador, incrível e lindo, lindo, lindo? ok, fenomenal!

Um comentário: