domingo, 27 de novembro de 2011

Quando o silêncio ensurdece


"A incomunicabilidade não é aquilo que não se consegue dizer, mas aquilo que ainda não se disse ou, mais precisamente, o que não tem como se dizer.

O que torna insuportável uma relação é que aquilo que não tem como se dizer é, num certo sentido, todos os dias dito. E ninguém aguenta ouvi-lo muito tempo."

 
 
*
 
 
 
 
 
* fala extraída de Climas, filme do cineasta turco Nuri Bilge Ceylan. Climas ilustra simultaneamente a mudança de estações durante o ano e a ruptura de relações num casal, com renovação de temperaturas e sentimentos quando o ciclo volta ao começo. "Climas é um filme feito das sutilezas próprias da amargura. Não existe aqui propriamente uma felicidade, uma satisfação perante a vida, existem palavras que ficam por dizer, sentimentos que ficam por explicar. Há momentos que não voltam e há tempos que passam, de repente é tarde demais. Mesmo que nos pareça que o tempo se prolonga até à eternidade nos grandes planos de imagem, belíssimos, longos e extremamente significativos. [...] Climas vive destes desencontros na vida das pessoas, alimentado por uma bela fotografia e por momentos de suspensão temporal baseados em grandes planos, em tempos longos, como se não existisse tempo. E ficamos com essa sensação de angústia sem tempo, que pode durar toda uma vida. É um filme amargo, sem grandes esperanças, que aceita as evidências."

Nenhum comentário:

Postar um comentário