segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Tanto mar, tanto mar [2]



"Há mar e mar, há ir e voltar..." Alexandre O’Neill

 "Metade de mim é feita de maresia." Sophia de Mello Breyner





"Vinham ondas e ondas e mais ondas rebentar dos teus nos meus olhos."  Joaquim Manuel Magalhães


  "É sempre uma história de amor:
a árvore
que se afeiçoa ao pássaro
o sol
que se liga à água
os olhos
que se prendem ao mar."

Gil T. Sousa
 
"As ondas quebravam uma a uma
Eu estava só com a areia e com a espuma
Do mar que cantava só p'ra mim."

Sophia Mello Breyner Andresen



"Agora sei que nosso mundo não é mais permanente do que uma onda subindo no oceano. Quaisquer sejam nossas lutas e triunfos, qualquer seja o modo como os experimentamos, em breve todos fundem-se numa coisa só, como a tinta aguada de uma aquarela num papel." Arthur Golden

"Eu queria ser o mar de altivo porte
Que ri e canta, a vastidão imensa!"
Florbela Espanca

 "O mar é o habilidoso desenhador de ausências." Mia Couto


"E se eu te disser mais, disser que o nunca termina parece muito com a vez que vimos um cão correndo na beira, quando o mar virou ouro molinho,
todo derramado, respingando dourado aqui e ali, quando vimos o fogo junto com a água, o acima com o embaixo, o lá longe com o cá perto, quando nos vimos com patas e vimos o cão com pernas, tudo misturado, quando vimos o acontecer tão imenso que o esticar nem sequer existia, 
absurdo e natural, assim." Isadora Krieger


"Dai-me Senhor, a perseverança das ondas do mar, que fazem de cada recuo um ponto de partida para um novo avanço." Gabriela Mistral

  
"Meu coração tropical está coberto de neve, mas
Ferve em seu cofre gelado
E a voz vibra e a mão escreve: MAR

Vou partir a geleira azul da solidão
E buscar a mão do mar
Me arrastar até o mar, procurar o mar..."


João Bosco






"O mar é uma essência líquida de rapariga." Friedrich Novalis
 *











* beira mar. as ondas vêm e vão. aguça os sentidos e ouve. o mar. e eu. o mar. e eu. o mar e eu. as vagas quebram no final do e. o u se desmancha na areia, rolando. virando v, virando c, virando n, virando á g u a. (onde começa um e acaba o outro?)


'
Quem me quiser há-de saber as conchas
 a cantiga dos búzios e do mar.
Quem me quiser há-de saber as ondas 
e a verde tentação de naufragar. 

Quem me quiser há-de saber os medos

que passam nos abismos infinitos
a nudez clamorosa dos meus dedos
o salmo penitente dos meus gritos.

Quem me quiser há-de saber a espuma

em que sou turbilhão, subitamente
- Ou então não saber coisa nenhuma
e embalar-me ao peito, simplesmente."

Rosa Lobato de Faria

** Isadora Krieger é natural de Balneário Camboriú e lançou em 2013 seu primeiro livro, Memórias da Bananeira.
*** a pintura ultrarealista é de autoria de Ran Ortner

Nenhum comentário:

Postar um comentário