segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Viver sem tempos mortos



"A impressão que eu tenho é a de não ter envelhecido embora eu esteja instalada na velhice. 

O tempo é irrealizável. Provisoriamente, o tempo parou pra mim. Provisoriamente.

Mas eu não ignoro as ameaças que o futuro encerra, como também não ignoro que é o meu passado que define a minha abertura para o futuro. O meu passado é a referência que me projeta e que eu devo ultrapassar.

Portanto, ao meu passado eu devo o meu saber e a minha ignorância, as minhas necessidades, as minhas relações, a minha cultura e o meu corpo. Que espaço o meu passado deixa pra minha liberdade hoje? Não sou escrava dele.

O que eu sempre quis foi comunicar da maneira mais direta o sabor da minha vida, unicamente o sabor da minha vida. Acho que eu consegui fazê-lo; vivi num mundo de homens guardando em mim o melhor da minha feminilidade.

Não desejei nem desejo nada mais do que viver sem tempos mortos."


Simone de Beauvoir 


*







* a vida não é viagem que se faz em primeira classe ou cabine executiva. é na pele nua, expondo-se ao sol e à chuva; agarrando-se ao caminho até as unhas sangrarem. na coragem e no susto.

não há nenhum postal ou fotografia que se compare à beleza de uma alma que venceu a falácia dos dias e resistiu à mediocridade. a maturidade nos deixa mais próximos do fim e mais longe do medo. a esta altura, o destino ainda permanece desconhecido, mas dos caminhos já conhecemos seus truques, e por eles flanamos com a expertise de viajantes habitués. reconhecemos os solavancos, os rios por atravessar, os penhascos a desviar. os atrasos podem nos tirar o bom humor, mas não nos fazem desistir. e se as malas se perderem entre voos e escalas, paciência, desapegamos. aprendemos que há como refazê-las, com algumas perdas, sim, mas outros ganhos.

que a vida nada mais é que uma jornada para o encontro de nós mesmos. e não há melhor destino do que atravessar as profundezas de nós mesmos e descobrir com espanto que o tesouro que buscamos esteve sempre cá dentro.


** hoje é o aniversário de minha melhor amiga - e o blog rende homenagens a esta pequena mulher com a alma grande de menina. parabéns, M. Goreti!

2 comentários:

  1. Minha amiga querida! Fiquei tão anestesiada com a homenagem que não consegui responder. Ao teu lado a grande viagem pela vida fica muito mais fácil, saborosa e feliz. Obrigada pelas quase três décadas de amizade, carinho e muitos sorrisos!!!

    ResponderExcluir
  2. Muito bons os textos. De ambas.
    Exuberantes de sol e de coragem.
    De sabor e de saber.
    De flor e de pele.
    Repletos de feminilidade.

    ResponderExcluir