quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

A teoria do "porque sim", explicada cientificamente (e testada em laboratório!)


"Cinco macacos, uma banana pendurada no teto. Abaixo da banana, uma escadinha pra facilitar.
Não demora muito para que um dos macacos se anime em direção a escada para pegar a banana que está lá, dando sopa. Mas assim que ele coloca seu pé no primeiro degrau… splaaaasshhh!! Os outros quatro macacos são esguichados com água super gelada.
Um tempo depois, passado o susto, outro macaco resolve ir pegar a banana e novamente, ao pisar no primeiro degrau, os outros levam uma nova esguichada de água gelada. Depois que isso acontece algumas vezes, o grupo logo aprende as consequencias do ato e toda vez que algum dos macacos tenta ir em direção a escada é rapidamente impedido pelos outros. Aí é que o experimento fica bacana de verdade.
Agora, um dos macacos é substituído por um novo. Sem saber da sacanagem do banho gelado, vai direto em direção a escada. Para sua surpresa e indignação, os outros quatro macacos não deixam. Depois, mais um macaco é substituído e também vai de cara pra escadinha, mas é bloqueado pelos outros – inclusive pelo macaco que tinha acabado de chegar.
O procedimento é repetido até que todos os macacos da primeira etapa sejam substituídos por novos.
O cenário que resta nesse momento é o seguinte: uma banana bonitinha, amarelinha e deliciosa, só esperando para ser devorada, mais uma conveniente escadinha, mais cinco macacos que impedem uns aos outros de saciar sua fome e vontade, sem que nenhum deles tenha a mínima ideia do motivo para que continuem fazendo isso. Nenhum deles tomou esguichada de água gelada, mas ficam lá olhando a banana e passando vontade porque parece que ali as coisas sempre foram desse jeito, fazer o quê.


  • Eu acho que tem a cara da Câmara dos Deputados de Brasília, mas não sei, pode ser só um deja vu, parece com tanta coisa que a gente conhece... 



* textaço do Wagner Brenner, do update or die.

2 comentários:

  1. Ótimo relato, mostra que a distância dos macacos e dos homens é bem pequenininha e em alguns momentos inexiste.

    Que humor fino!
    "Mas tem gente que jura que o nome correto é mundo corporativo."

    ResponderExcluir
  2. Mas que delícia encontrar um comentário seu aqui, mon amour. Imaginei mesmo que esse tema fosse te agradar...

    ResponderExcluir